Por: Assessoria de Comunicação
Prezado, cliente!
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou as normas NBR 16858-1-2-3-7 -, que trata de requisitos atualizados para novas instalações, testes e ensaios, acessibilidade e instalações já existentes, trazendo mudanças importantes para o segmento. Essa, sofreu uma nova atualização que passou a vigorar em setembro de 2024.
Essa atualização reforça a necessidade de substituição de cabos que não sejam originais de fábrica ou que não atendam aos requisitos técnicos especificados pela norma.
Portanto, é essencial que os sistemas de elevadores estejam em conformidade com as novas exigências, incluindo as relacionadas à utilização de cabos originais de fábrica e à autorização para manutenção de cabos não originais, conforme a norma.
A nova versão da norma exige que os cabos utilizados nos sistemas de elevadores atendam rigorosamente aos critérios de segurança e desempenho, garantindo a integridade do sistema e a segurança dos usuários.
Atenção especial: Para a permanência de cabos não originais de fábrica, a empresa responsável pela manutenção do elevador deve estar ciente dessa condição e, além disso, a manutenção deve ser autorizada formalmente pelo responsável legal pela edificação, conforme os novos critérios estabelecidos pela norma.
Principais pontos de atenção:
- Caso seja necessário substituir os cabos, verifique se os novos cabos estão em conformidade com as especificações da ABNT NBR 16858-1-2-3-7.
- Para a manutenção de cabos não originais, a empresa responsável pela manutenção deve garantir que a autorização do responsável legal pela edificação seja obtida e devidamente documentada, em conformidade com a norma.
Estamos à disposição para fornecer mais informações sobre como adequar o seu sistema de CFTV e INTERFONIA no elevador às novas exigências.
A Silver Solutions enfatiza que, a segurança e conformidade com a norma são nossas prioridades.